Oradores Convidados

Rui Rasquilho
Presidente fundador da ADEPA
Presidente da Campanha Nacional ..Defesa do Património
Comissário Técnico XVII Exposição do Conselho da Europa.
Diplomata do Quadro Especializado do MNE, Conselheiro Cultural nas embaixadas de Portugal em Rabat e Brasília entre 1984 e 2003.
Comissário das comemorações da transferência da família Real para o Rio de Janeiro.
Membro efetivo e correspondente de várias academias e Institutos.
Investigador da ordem de Cister com consequentes publicações e conferências.
Atualmente é vogal da Comissão Instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça. Comissariou
inúmeras exposições em diversos países em vários continentes.
Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Pedro Canavarro
É licenciado em História e diplomado em Museologia.
Em 1966, criou o leitorado de Português em Tokyo, e de 1968 a 1976, foi assistente na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Escritor e ensaísta, publicou diversas obras relacionadas com a investigação histórica, a cultura e o património, e foi co-Autor da “Enciclopédia para Jovens” sobre a História de Portugal e do Japão.
Em 1980, foi Comissário-Geral para a XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, intitulada “Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento”, realizada em Lisboa sob os auspícios do Conselho da Europa e em 1989, Comissário-Geral para a Exposição Portuguesa de “Arte Namban” integrada na Europália/89 Japão, em Bruxelas.
Foi Presidente da Associação de Defesa de Património Histórico-Cultural de Santarém, da Associação de Amizade Portugal-Japão, do Círculo Cultural Scalabitano, da Casa de Europa do Ribatejo e é membro da Academia Nacional de Belas-Artes.
Na década de 90, foi Presidente do Partido Renovador Democrático, deputado no Parlamento Europeu e é, desde 2000, Presidente da Fundação Passos Canavarro - Arte, Ciência e Democracia.
Recebeu condecorações do Governo Português, Japonês, do Conselho da Europa e da Cidade de Santarém e, 28 de Março de 2013, recebe o Louvor Público da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico sob o signo “Transformar sem destruir, crescer sem devorar as raízes”.

Soraya Genin
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1990), mestre em Conservação Arquitetónica e Reabilitação Urbana (1995) e doutorada em Engenharia (2014) pela Universidade Católica de Leuven, Bélgica. Professora Auxiliar do ISCTE-IUL e investigadora do ISTAR-IUL, onde lecciona na área de Tecnologias da Arquitectura desde 2002. Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal. Delegada Portuguesa do Comité Científico Internacional para a Pedra (ISCS) e do Comité Científico Internacional para a Teoria e Filosofia da Conservação e Restauro (Theophilos). Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Estudos de História e da Construção (SPEHC). Sócia gerente e autora de vários projetos de Arquitetura e Conservação desenvolvidos no seu seio do seu gabinete constituído em 1999.   Autora de diversas publicações e desenvolve investigação na área da Conservação e Reabilitação de Edifícios e História da Construção.

Luís Filipe de Matos Raposo
Especialista em Pré-História Antiga (Paleolítico).
Presidente do ICOM Europa (desde 2016; Presidente do ICOM Portugal entre 2009 e 2014).
Vice-Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses (desde 2015).
Membro do Comité de Parte Interessadas (“stakeholders”) do Ano Europeu do Património Cultural.
Arqueólogo do Museu Nacional de Arqueologia (desde 1980; Director entre 1996 e 2012).
Professor Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (entre 2005 e 2014).
Autor ou co-autor, assessor científico ou comissário executivo em diversas exposições de âmbito nacional e internacional.
Co-autor de manuais universitários e obras de síntese nos domínios da Museologia, da Arqueologia e da História. Autor de bibliografia de especialidade sobre a Pré-História, Arqueologia e Museologia, publicada em monografias e revistas da especialidade nacionais e estrangeiras (cerca de 250 títulos entre 1972 e 2016).

Maria Calado

© 2016 GECoRPA. Todos os direitos reservados. Designed with Helix3. Produzido por: FLM