Oradores Convidados

Rui Rasquilho
Foi fundador e primeiro Presidente da ADEPA.
Presidente da Campanha Nacional para a Defesa do Património.
Comissário Técnico XVII Exposição do Conselho da Europa.
Diplomata do Quadro Especializado do MNE, Conselheiro Cultural nas embaixadas de Portugal em Rabat e Brasília entre 1984 e 2003.
Comissário das comemorações da transferência da família Real para o Rio de Janeiro.
Membro efetivo e correspondente de várias academias e Institutos.
Investigador da ordem de Cister com consequentes publicações e conferências.
Atualmente é vogal da Comissão Instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça.
Comissariou inúmeras exposições em diversos países em vários continentes.
Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Pedro Canavarro
É licenciado em História e diplomado em Museologia.
Em 1966, criou o leitorado de Português em Tokyo, e de 1968 a 1976, foi assistente na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Escritor e ensaísta, publicou diversas obras relacionadas com a investigação histórica, a cultura e o património, e foi co-Autor da “Enciclopédia para Jovens” sobre a História de Portugal e do Japão.
Em 1980, foi Comissário-Geral para a XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, intitulada “Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento”, realizada em Lisboa sob os auspícios do Conselho da Europa e em 1989, Comissário-Geral para a Exposição Portuguesa de “Arte Namban” integrada na Europália/89 Japão, em Bruxelas.
Foi Presidente da Associação de Defesa de Património Histórico-Cultural de Santarém, da Associação de Amizade Portugal-Japão, do Círculo Cultural Scalabitano, da Casa de Europa do Ribatejo e é membro da Academia Nacional de Belas-Artes.
Na década de 90, foi Presidente do Partido Renovador Democrático, deputado no Parlamento Europeu e é, desde 2000, Presidente da Fundação Passos Canavarro - Arte, Ciência e Democracia.
Recebeu condecorações do Governo Português, Japonês, do Conselho da Europa e da Cidade de Santarém e, 28 de Março de 2013, recebe o Louvor Público da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico sob o signo “Transformar sem destruir, crescer sem devorar as raízes”.

Soraya Genin
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (1990), mestre em Conservação Arquitetónica e Reabilitação Urbana (1995) e doutorada em Engenharia (2014) pela Universidade Católica de Leuven, Bélgica. Professora Auxiliar do ISCTE-IUL e investigadora do ISTAR-IUL, onde lecciona na área de Tecnologias da Arquitectura desde 2002. Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal. Delegada Portuguesa do Comité Científico Internacional para a Pedra (ISCS) e do Comité Científico Internacional para a Teoria e Filosofia da Conservação e Restauro (Theophilos). Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Estudos de História e da Construção (SPEHC). Sócia gerente e autora de vários projetos de Arquitetura e Conservação desenvolvidos no seu seio do seu gabinete constituído em 1999.   Autora de diversas publicações e desenvolve investigação na área da Conservação e Reabilitação de Edifícios e História da Construção.

Luís Filipe de Matos Raposo
Especialista em Pré-História Antiga (Paleolítico).
Presidente do ICOM Europa (desde 2016; Presidente do ICOM Portugal entre 2009 e 2014).
Vice-Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses (desde 2015).
Membro do Comité de Parte Interessadas (“stakeholders”) do Ano Europeu do Património Cultural.
Arqueólogo do Museu Nacional de Arqueologia (desde 1980; Director entre 1996 e 2012).
Professor Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (entre 2005 e 2014).
Autor ou co-autor, assessor científico ou comissário executivo em diversas exposições de âmbito nacional e internacional.
Co-autor de manuais universitários e obras de síntese nos domínios da Museologia, da Arqueologia e da História. Autor de bibliografia de especialidade sobre a Pré-História, Arqueologia e Museologia, publicada em monografias e revistas da especialidade nacionais e estrangeiras (cerca de 250 títulos entre 1972 e 2016).

 

© 2016 GECoRPA. Todos os direitos reservados. Designed with Helix3. Produzido por: FLM